14 palavras sem tradução explicadas

Filosofia Animada

Quantas vezes você já quis se expressar, mas não encontrou as palavras certas? Pois é, muitas vezes temos a sensação de que algumas coisas não podem ser traduzidas e, na verdade, não há um único idioma que possa sintetizar toda a gama de pensamentos e sensações das nossas mentes em palavras.

Percebendo isso, a artista Marija Tiurina coletou e explicou algumas palavras, em diversas línguas, que não possuem tradução para o Inglês (e muitas, nem para o Português) através de ilustrações incríveis!

1 – Cafuné, Português do Brasil

O ato de correr os dedos ternamente pelo cabelo de alguém.

ilustracoes-palavras-definicao-1

2 – Gufra, Árabe

A quantidade de água que pode se segurar na mão.

ilustracoes-palavras-definicao-2

3 – Baku-shan, Japonês

Uma menina bonita – enquanto ela está sendo vista de costas.

ilustracoes-palavras-definicao-3

4 – Palegg, Norueguês

Toda e qualquer coisa que você pode colocar em uma fatia de pão.

ilustracoes-palavras-definicao-4

5 – Duende, Espanhol

O misterioso poder…

Ver o post original 171 mais palavras

Anúncios

Sobre KAMBAMI

Uma metamorfose humana do conhecer e aprender. Simples porém exigente. Bem sobre o autor desse blog, me parece ser um cara legal, gosta de conversar, dar pitacos aqui e acolá. Procuro ser o mais sincero que a vida me permite, adoro amizades, sou tímido acreditem também uma metamorfose ambulante como diria Raul. Adoro cozinhar, mas na escrita sou mesmo comilão, como acento, concordância verbal, minha gramática de fato anda bem mal, mas sou um cara legal. Tenho muito gosto em escrever o que me vem à mente ou o que me chega aos ouvidos e visão, sou um observador nato desde minha aparição. Aqui é um palco de teatro não se engane há muito de quem escreve e muito de fantasia, mas não há bilheteria, então sinta-se a vontade, puxe sua cadeira e sente, estou quase sempre presente, me enrolo muitas vezes nessa de seguir quem me segue, me perco nesse mundo danado de internet. Não sou esnobe, sou pessoa bem simples, gosto da natureza, da boa mesa, do bom papo, não tenho hora, não uso relógio para controlar meu tempo, a muito me deixei ser levado ao vento, ora furioso que me derruba e machuca, ora bondoso que me embala em doçura. Chamo-me Cláudio El-Jabel, também podem me chamar de Kambami ou Kael, adoro distribuir carinho sem intenção outra que não seja da amizade ser bela, ser amiga, ser sincera, entendo que nossa vida é algo muito rápido e nem sempre dá tempo de nos conhecermos melhor, mas essa é minha apresentação, muito prazer, eu não esqueço vocês, já os tenho em meu coração, sejam bem vindo então.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para 14 palavras sem tradução explicadas

  1. KAMBAMI disse:

    Apenas para tentar dar uma explicação melhor na primeira palavra “CAFUNÉ”.
    Esta palavra é segundo Nei Lopes ( Novo dicionário Banto do Brasil, pág 55) uma derivação do idioma Kimbundu (kifune, sing. de ifune estalidos produzidos na cabeça) (Uanhenga Xito, Manana, 1985, pág. 204).
    Já Oscar Ribas nos diz, “Etimologicamente o cafuné – aportuguesamento também do Kimbundu, kifune, o verdadeiro termo local de emprego corrente – resulta de kufunata, vergar, torcer ( Câmara Cascudo, Made in África, 1965, pág 193)
    Ainda tem-se dele a tradução de menino; pessoa muito baixinha e franzina – provavelmente de cafunge, cafuringa.
    Lembrando apenas que as palavras aqui exposta já estão aportuguesada tendo que no idioma Kimbundu não existe a consoante “C” no lugar do mesmo se usa apenas o “K”, logo leia-se, Kafuné. =D

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s